17 de março de 2011

Curiosidade: O que é "gerundismo"? - 2

         Trata-se de recente e condenável fenônemo linguístico no Brasil, conhecido como "endorreia", que marca a inadequada comunicação, em razão da má influência do idioma inglês em nosso dia a dia. Pode-se afirmar que, "geograficamente", o foco de difusão da "praga" se deu nos ambientes de atendimento de "telemarketing".

A senhora pode estar respondendo a duas perguntas?
Eu vou estar confirmando os dados ...
Nossa empresa vai estar lhe informando ...
Eu vou estar estudando o projeto de lei.
Eu vou estar fazendo o relatório após o almoço.
Vamos estar enviando o cartão de crédito.

       Note que as frases são prolixas, uma verdadeira verborragia. Usar o gerúndio pra quê? As orações poderiam ser mais bem escritas, sem prejuízo do sentido, abrindo-se mão da forma gerundial.

A construção virou moda, mas  O GERÚNDIO NÃO INDICA FUTURO...

Não seria melhor dizer:
A senhora poderá responder a duas perguntas?
Estarei confirmando os dados ... (ou: confirmarei)
Nossa empresa estará lhe informando ... (ou: informará)
Eu estarei estudando o projeto de lei. (ou: estudarei)
Eu estarei fazendo o relatório após o almoço. (ou: farei)
Enviaremos o cartão de crédito. (ou: Estaremos enviando)


J. C. Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...