Penalizar ou punir?
Se consultarmos o dicionário da Língua Portuguesa (tomo aqui por base o Houaiss 2010), vamos deparar com definições diferentes para os dois termos.
“Penalizar - 1. fazer sentir ou sentir pena, pesar; afligir(-se), condoer(-se); 2. aplicar, infligir pena; 3. causar prejuízo; pôr em desvantagem; gravar.
Punir – 1. infligir(-se) pena ou castigo; corrigir(-se), castigar(-se); 2. servir de castigo a.”
Houve tempo em que “penalizar” significava apenas causar pena ou desgosto.
E há muito se usa a expressão “penalizar” como sinônimo de castigar, prejudicar, punir, infligir pena a. Nesse sentido, é neologismo dispensável, pois o verbo “punir” significa castigar. Esta diferença, muito usada hoje, deve-se a oscilação de sentido do inglês, em que penalize significa “punir”, “impor pena”. Outro motivo deve ser a etimologia das palavras em questão que vêm do mesmo radical latino: punio,is (castigar, punir). E penalizar (penal + isar) tem origem em punio, i. A mesma, portanto.
Desta forma convém que se use “penalizar” com o sentido de causar pena ou desgosto, afligir; e “punir” com o significado de castigar, ao menos em textos oficiais para que não haja dúvida.
“Estamos penalizados com o papel que exercem nossos políticos, devemos puni-los por tamanha falta de honestidade.”
(Fontes: Josué Machado in “Manual da Falta de Estilo”; Revista “Língua Portuguesa”, ed nº 54, ano 5, ed. Segmento; Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, Academia Brasileira de Letras, 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário