27 de abril de 2013

Curiosidade: De onde veio a expressão "passar o pente fino"? - 26


Passar o pente fino
Expressão que, literalmente, designa a ação de usar o lado fino do pente para conseguir retirar sujeiras no cabelo, como caspas e piolhos.
Em termos figurativos, significa afastar as pessoas ruins de dado grupo ou, no âmbito comercial, eliminar muambas que estejam prejudicando a atividade da empresa.
No campo fiscal, a "malha fina" é o minucioso exame, que procura corrigir erros e impropriedades em declarações de renda, o que assusta muita gente quando lhe chega a intimação para o respectivo acerto.
Na história do Brasil, o pente fino teve seu lugar num episódio patético. Quando a família real portuguesa, em 1808, mudou-se para o Rio de Janeiro numa tumultuada e arriscada travessia marítima, as mulheres, que viajavam em precárias condições, foram atacadas por uma epidemia de piolhos, engordados por seus respectivos ovos, as lêndeas - palavra que, aliás, Otto Lara Resende considerava como a mais bela da língua portuguesa, veja você. 
Não teve jeito. Todas as mulheres tiveram de raspar os cabelos, ficaram carecas. Ao desembarcarem no Rio, sua aparência era ao mesmo tempo assustadora mas também - para muitas cariocas da época - uma espécie de dernier cri da moda europeia!
Resultado: boa parte da mulherada do Rio aderiu à novidade, meteu pente à cabeleira e passou a exibir, com apressado orgulho, lustrosas carecas! Foi um espanto, mas, como depois se viu, engano que só serviu para estimular os mexericos de sôfregas Mariquinhas e Maricotas.

(Márcio Cotrim - Revista Língua Portuguesa - nº 90 - 2013 - pág. 60)

Um comentário:

  1. Wauuu vai ser chara do meu rece nascido gosto de ler suas publicações

    ResponderExcluir

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...