15 de novembro de 2013

Curiosidade: Como surgiu a expressão "gol de letra"? - 29


A expressão "gol de letra" nomeia o gol em que o atleta trança as pernas como quem faz a letra X e muda o pé que chuta. Quem batizou a jogada foi o jornalista Mário Filho, o criador da expressão "Fla-flu" e irmão do inesquecível Nélson Rodrigues.
O gol de letra veio ao mundo num jogo pela oitava rodada do segundo turno do campeonato carioca de 1942 no estádio das Laranjeiras, entre Fluminense e Madureira.
O time da casa ostentava o título de bi-campeão da cidade e era forte candidato ao tri-campeonato. O Madureira, também conhecido como tricolor suburbano, nada mais tinha a fazer na competição que cumprir tabela.
Seu time, porém, era muito bom, sobretudo o ataque onde despontava o trio Lelé, Isaías e Jair (da Rosa Pinto). Os três faziam com a bola o que queriam em talentosas jogadas que surpreendiam os adversários e arrancavam risos dos torcedores.
Na tarde de 2 de agosto, o trio estava infernal. O Madureira, para assombro geral, aplicou uma sonora goleada de 4x1 no Fluminense e o centro-avante Isaías foi o autor de um gol que, pela técnica e beleza, até hoje é festejado como gol de letra. O craque chutou a bola com as pernas cruzadas em X e Mário Filho, presente no estádio, não teve dúvida: criou, na hora, a expressão. O tempo transformou a jogada em verdadeira lenda, mas ficou a lembrança da ira da torcida tricolor, que não queria deixar Isaías sair vivo do estádio - na verdade, desejava mesmo era chupar a carótida do atrevido jogador. Terminado o campeonato de 1942, o Vasco da Gama contratou os três atacantes - e, aliás, com eles foi campeão invicto em 1945.

(Márcio Cotrim - Revista Língua Portuguesa - ed. nº 97, Ano 9 - pág. 62)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...