13 de fevereiro de 2015

Escritos Escondidos

     Quando faço alguma faxina no meu escritório, acabo remexendo arquivos, caixas e pastas onde sempre encontro muitos escritos escondidos. Usei o termo  “escondidos”   por terem ficado um bom tempo esquecidos em um arquivo qualquer, até datilografados.

     Não sei se poderia chamar esses escritos de pérolas, mas, para mim, são tão valiosas por se tratarem de frases e versos com algumas palavras soltas que escrevi há tempos e que não tiveram uma conclusão ou, se concluíram, foram esquecidas no tempo.
     Ao redescobrir meus antigos escritos, não deixei de perceber algo de diferente neles. Olhava com estranheza o que estava escrito em cada poesia. Algo meio desencontrado, solto no ar. Refleti, refleti, e viajei de encontro ao meu eu no passado e foi extraordinário, embora certas lembranças seriam melhores se esquecidas.
     Esse reencontro comigo mesmo me fez entender o que eu havia escrito, da forma que havia escrito e o que queria dizer, pois sem essa conexão, continuaria a enxergar palavras desencontradas e desordenadas, mas com uma brutal sensibilidade e retratando com fidelidade a explosão de um coração verdadeiro e mais jovem.
     Hoje, porém, não me vejo como tempos atrás. Mas pude agregar e até mesmo cortar excessos, reformulando algumas poesias e crônicas e isso me deu um prazer enorme, talvez ainda maior do que no momento em que foram criadas.
     Na verdade essas poesias e crônicas não foram refeitas, foram lapidadas, pois a essência da sua criação permaneceu inócua em cada letra, cada frase. Como se o seu ponto mais valioso fosse revelado após a sua lapidação, fazendo com que a pedra brilhasse e refletisse o seu real valor.
     Coisas que esquecemos em um canto como um sentimento, um sonho, um ideal, um amor, um objeto, enfim, coisas que vamos jogando dentro de um baú e esquecendo em um canto empoeirado, úmido e mofado, mas que são verdadeiras pérolas e bem valiosas.
 Claiter
maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...