28 de maio de 2012

Dificuldades da Língua Portuguesa - XVIII

1. Pouca gente tem coragem de usar, mas o plural de caráter é caracteres. Então, Carlos pode ser um bom caráter, mas os dois irmãos dele são dois maus-caracteres.
2. Ainda tem gente que erra quando vai falar gratuito e dá tonicidade ao i, como se fosse gratuíto. O certo é gratuito, da mesma forma que pronunciamos intuito, circuito, fortuito, etc.
3. Um verbo danado é computar. Não podemos comjugar as três primeiras pessoas eu computo, tu computas, ele computa. As pessoas podem entender outra coisa, não é mesmo? Então, para evitar esses palavrões, decidiu-se pela proibição da conjugação nessas pessoas (verbo anômalo). Mas se conjugam nas demais pessoas do plural: computamos, computais, computam.

4. Outra vez, tome cuidado. Quando for ao supermercado, peça duzentos ou trezentos gramas de presunto, e não "duzentas" ou "trezentas". Quando significa unidade de peso (massa), grama é substantivo masculino. Se for a relva (capim), aí sim, é feminino: não pise a grama; a grama está crescida.
5. É chato, pedante ou parece ser errado dizer: quando eu vir Maria, darei o recado a ela. Mas esse é o emprego correto do verbo VER no fututo do subjuntivo: se eu vir, quando eu vir. Quando é o verbo VIR que está na jogada, a coisa muda: quando eu vier, se eu vier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...