23 de abril de 2015

Permanência

Claire de Oliveira Silva Quirino
À minha irmã
      Foste. Numa madrugada fresca, escura e calma. Após despedidas, lágrimas, desespero e muita dor, esperaste o silêncio, recobraste o fôlego e partiste serenamente. Senti a última batida de teu coração, vi o derradeiro sopro de vida abandonar teu corpo tão castigado por três anos de luta contra um mal tão implacável. Deixaste a paz e a saudade.
     Tive o privilégio de caminhar a teu lado nesta jornada. Dividimos brincadeiras e confidências, sonhos e medos. Fomos irmãs, amigas, comadres, mãe e filha uma da outra. Decidimos ter filhos na mesma época para que pudessem ser mais do que primos, assim como nós fomos mais do que irmãs. Conversávamos em silêncio, à distância e até durante a madrugada.
Amparei-te os primeiros e os últimos passos. Escolhi o nome que carregaste nesta vida e usei-o para dizer-te adeus. Senti tuas dores tão intensamente que às vezes as confundia com as minhas. Tuas aflições fizeram morada em minha alma. De longe, desesperei-me com tuas angústias e fortaleci-me com tua bravura.
     Lutaste. Tanto e tão bravamente, que até os mais céticos passaram a acreditar. Tua vontade de viver e de ver teus filhos crescerem, tua fé e teu amor – sempre distribuído gratuita e facilmente - foram teus alicerces. Impossível não te admirar, não te amar, não se emocionar, não se transformar.
Foste, mas deixaste um legado – um belo legado de fé, esperança, determinação e amor. Sobretudo amor. Nunca conheci ninguém que amasse de modo tão genuíno. Amaste a família, a profissão, os pacientes, os amigos, os desconhecidos, a vida. E tanto amor assim não se dissipa, permanece.
Por isso, ficaste. Nos olhos da tua filha, nas molecagens do teu filho, na bondade do teu marido, na doçura dos teus sobrinhos, na dedicação dos nossos pais, na alegria do nosso irmão, no meu sorriso, em nossas vidas. Em cada alma que cruzou com a tua, deixaste um pouco de ti para que o mundo se tornasse um lugar melhor.
     Agora, a dor ainda é muito grande. Mas sei que estás em paz. Para me manter de pé, procuro me lembrar de teu largo e constante sorriso, dos teus olhos tão redondos e vivos, das brincadeiras na rua, das tardes na casa da vó, dos feriados em Ubatuba. Assim, sinto tua presença cálida e serena, e meu coração se aquieta.
     Tua luz me guiará até o fim desta jornada e me dará forças para cumprir todas as promessas que te fiz. E te prometo mais: começarei cada dia com um sorriso ainda mais largo, tanto quanto o teu. Onde quer que estejas, saibas que foi uma honra estar a teu lado. Te amo infinita e eternamente!

22/4/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...