29 de junho de 2011

Meu Primeiro Dia - II

EE Coronel José Bento - hoje
Ali estava eu, galgando os primeiros degraus que dava acesso à entrada da imponente escola. Olhei para trás. O coração saltou. Estava eu trocando a costumeira vida tranquila por uma responsabilidade ainda desconhecida.
Ao entrar no prédio, em forma de U, onde no centro se concentrava outras tantas crianças da minha idade, me senti perdido. Minha alma de criança principiou sua luta entre o sair e o ficar. Mas aquelas mãos meigas de  Dona Helena davam--me a coragem suficiente para enfrentar o novo mundo. Aquele sorriso - que permanece indelével na minha mente - empurrou-me para o então desconhecido, incentivando-me à luta.
Alguns momentos depois, entre gritos e algazarras, ouviu-se o toque do sino. Forte, decidido, fez com que as bocas se calassem. Em cada rosto, uma dúvida e um medo. Todos entramos em fila: cada turma, uma fila. De repente entra no pátio, com a voz imponente e forte, decidida, mas materna, de Dona Mariinha (Maria Passos Vinhas) - a Diretora.
Morena, baixa, cabelos curtos, impecavelmente vestida. Uma saia azul e uma blusa branca de mangas compridas.
- Atenção, crianças. Boa tarde! Sejam bem vindas à nossa escola.
Então já nos acalmamos. Havia 8 professoras, lado a lado, com as mãos para trás.   Olhavam-nos firmes, com sorriso nos lábios e no rosto transparecendo calma e carinho.
- Vamos formar as filas, de acordo com a chamada. Vocês vão ficar à frente de cada uma de suas  professoras que  serão anunciadas agora.
Meu coração disparou. Eu queria ficar com Dona Helena. Eu queria. A cada nome pronunciado, meu coração disparava.
- Agora, atenção. Alunos da professora Helena, formarão fila de frente dela. Vamos começar a chamada.
Não, acho que eu não ia aguentar. Meu coração saltitava. Minha apreensão era muito grande. Eu não queria em momento algum ser decepcionado. Queria ser aluno dela, só dela.
- Ailton, Antônio, Brenda, ...
A cada nome, meu coração pulava. E D. Mariinha continuava citando nomes. Meu pensamento voava para distante daquilo. Era a primeira vez que eu sentia a sensação de estar perdido, sem saber o que fazer.
- Cláudia, Édson, Fernanda, Ismael...
Eu tinha vontade de gritar “ei, me deixa ficar nessa fila”, mas as palavras paravam na minha garganta e se recusavam a sair.
- José Carlos, José C...
Ah!, meu Deus! Ela disse meu nome. Meus olhos se encheram de lágrimas. Lágrimas de alegria, lágrimas teimosas. Eu tinha vontade de sair pulando, gritando e mostrando a todos que eu havia conseguido: ser aluno de Dona Helena.
Depois de todas as crianças serem distribuídas em filas e cada uma com sua respectiva professora, D. Mariinha ainda falou:
- Vamos, agora, agradecer a Deus por tudo que nos tem feito e pedir a Ele que nos abençoe em nosso primeiro dia.
A  seguir, todos contritos, rezamos as orações do Pai-nosso e  Ave-maria! Nunca havia rezado com tanta convicção e alegria.
E fomos para a sala de aula...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...