21 de junho de 2011

Dificuldades da Língua Portuguesa - XII

Um leitor me escreveu dizendo que leu, num determinado jornal, a frase: “Ordem e Progresso. Aonde?”. Disse, ainda, estar em dúvidas quanto ao emprego da palavra “aonde”.

Vamos entender, inicialmente, o seguinte:
AONDE é o resultado da união da preposição “a” mais o advérbio de lugar “onde”. Esta preposição pode ser substituída por “para”,  portanto AONDE significa “para onde”.  Exemplo: Aonde você vai? (Para onde você vai?)  O “a” da palavra “aonde” nos dá ideia de movimento, destino. Isto quer dizer que devemos empregá-la apenas em situações em que houver essa ideia.  Geralmente usada com verbos desta natureza: ir, caminhar, dirigir, chegar, etc.   -   A palavra ONDE indica lugar, lugar físico e, portanto, não deve ser usada em situações em que a idéia de lugar fixo não esteja presente.
Em resposta à questão proposta, o emprego de AONDE na frase citada pelo consulente, sob o ponto de vista culto, gramatical, está incorreta. O certo seria ONDE.  Mas, a confusão em relação ao emprego de ONDE e AONDE se faz presente em nossos dias, principalmente nos programas de TV, rádios, jornais e até nos discursos de nossos políticos ditos tão cultos.  Tornou-se, praticamente, uso corriqueiro. Mas não correto. Vamos mais alguns exemplos:
Onde estás?  Você sabe onde fica a casa dela? Onde moram os sem-terra?  Não entendo onde ele estava com a cabeça quando falou isso. De onde você está falando? Não sei onde me apresentar nem a quem me dirigir.  Aonde você vai todo dia às 9 horas? Sabes aonde eles foram? A mulher do século 21 sabe muito bem aonde quer chegar. Não sei aonde ou a quem me dirijo. Aonde nos levará tamanha discussão?  Estavam à deriva, sem saber aonde ir.  Há lugares no universo aonde não se vai sozinho.  Voltei àquele lugar aonde minha mãe me levava quando criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...