ESTADIA ou ESTADA?
Sempre expliquei que estadia é o "período em que o navio fica no porto para carga e descarga" e estada é "o ato de estar, permanência."
O novo Aurélio considera estadia sinônimo de estada, permanência. Sendo mais justo ainda: o dicionário Houaiss já dizia isso há mais tempo e também registra as palavras como sinônimos. Isso significa, portanto, que estada e estadia, no sentido de "permanência", são sinônimos. Para os navios, só vale a estadia.
O velho dicionário Caldas Aulete só registrava a forma aterrissar. No entanto, a forma aterrizar já está devidamente registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras e por vários dicionários, entre eles o próprio Aulete digital, o Houaiss, o Michaelis e o Aurélio.
Aqui não há mais discussão. As duas formas são totalmente aceitáveis.
MAU-OLHADO ou MAL-OLHADO?
As duas palavras existem, mas apresentam significados diferentes:
a) mal-olhado - adjetivo, é o "que não é bem visto, bem aceito; malvisto; detestado, odiado" (Dicionário Michaelis).
b) mau-olhado - substantivo, olhar a que se atribuem poderes de causar malefícios, infortúnios (Dicionário Houaiss). Portanto, é "a qualidade que a crendice popular atribui a certas pessoas de causarem desgraças àquelas para quem olham."
Observação: o adjetivo mal-olhado não aparece nos dicionários Aurélio e Houaiss, mas está registrado no dicionário Michaelis e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL
Nenhum comentário:
Postar um comentário