25 de fevereiro de 2012

Dificuldades da Língua Portuguesa - XVI

Perguntaram-me o seguinte:
1. O correto é a fim ou afim?
2. O correto é há muito tempo ou a muito tempo?

Vejamos:
1) a fim de,  afim

A fim de  é uma locução prepositiva que indica finalidade.
- Ele saiu cedo a fim de poder chegar a tempo.
- Estou a fim de  ir ao cinema hoje.
 
Afim, é adjetivo e significa “semelhante”, “por afinidade”.
- O genro é um parente afim.
- Todos eles tinham ideias afins.

Portanto, o que se vê em mensagens pela internet e chats apresentam erros de emprego destas palavras.
- “Estou afim de namorar a Márcia”. (O correto é: a fim de...)
- “Eu não estou afim dele”.  (O correto é: a fim...)

Por falar em “namorar”, vamos entender este verbo. Trata-se de um verbo transitivo direto; o seu complemento, portanto, não pode ser preposicionado: namorar alguém.
- Maria namora João. Eu namoro a Carmen.
Procure não usar este verbo de forma preposicionada:
- “Estou a fim de namorar com a Julieta.”  (Errado. O correto é: namorar a...)

2) há muito tempo, a muito tempo

Fácil. Na indicação de tempo, emprega-se para indicar tempo passado (equivale a faz).
- dois meses que ele não aparece. (Faz dois meses...)
- Ele chegou dos Estados Unidos um ano.  (Faz um ano.)

Utiliza-se o a para indicar tempo futuro.
- Daqui a dois meses ele aparecerá.
- Talvez ele volte daqui a um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...