25 de outubro de 2012

Vamos concordar? - X


4. MERECEM DESTAQUE - SUJEITO SIMPLES

a) Expressões partitivas (parte de, metade de, a maioria, a maior parte de) + substantivo no plural = verbo no singular ou plural.
     A maioria dos jornalistas aprovou / aprovaram a ideia.
     Um bando de vândalos destruiu / destruíram o monumento.

 b) Expressões que indicam quantidade aproximada (cerca de, perto de, mais de um, etc.) + numeral verbo concorda com o numeral.
     Cerca de mil pessoas participaram da manifestação.
     Mais de um atleta estabeleceu o recorde nas Olimpíadas.

c) Nomes próprios:  sem o artigo = verbo no singular;   com o artigo no plural = verbo no plural.
     Os Estados Unidos determinaram a ação militar.
     Estados Unidos determinou a ação militar.
     As Minas Gerais são inesquecíveis.
     Minas Gerais é inesquecível.

d) pronome interrogativo ou indefinido plural + de vós, de nós
     o verbo pode concordar com o primeiro pronome (na 3ª pessoa do plural) ou com o pronome pessoal.
     Quais de nós  são  /  somos capazes?  ( Quais são..... nós somos...)
     Alguns de vós sabiam / sabíeis do caso?   (Alguns sabiam.... vós sabíeis...)
 -------------------------------------------------
OBSERVAÇÃO:
Se o interrogativo ou indefinido estiver no singular, o verbo ficará no singular.
Qual de nós é capaz? Algum de vós fez isso.
----------------------------------------------

e) Sujeito indicando porcentagem + substantivo
 o verbo deverá concordar com o substantivo.
      25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação.  (...orçamento deve...)
      85% dos entrevistados não aprovam a administração atual.  (entrevistados não aprovam...)

f) sujeito que - o verbo concorda com o antecedente deste pronome.
      Fui eu que paguei a conta.    Fomos nós que pagamos.

g) sujeito quem - o verbo concorda com o antecedente deste pronome ou pode ficar na 3ª pessoa do singular.
      Fui eu quem pagou a conta.     - ou:
     Fui eu quem paguei a conta.

h) expressão  um dos que - o verbo deve ir para o plural.
      Ele foi um dos jogadores que mais encantaram o povo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenho saudades da minha infância   Saudades de tempos distantes, pessoas especiais, lugares inesquecíveis, cheiros e prazeres, reco...